Apoie o DCM

Submarinos e navios da Marinha russa visitam Cuba para evento naval

Submarino Kazan será uma das atrações em Cuba. Foto: Reprodução

De acordo com autoridades cubanas um submarino nuclear russo, Kazan, e outros três outros navios da marinha russa, visitarão Havana entre os dias 12 a 17 de junho. O ministério das forças armadas revolucionárias de Cuba, no entanto, assegurou que os navios não transportarão armas nucleares, já que a parada não representa uma ameaça para a região.

A presença de forças militares russas tão próximas dos EUA, especialmente com um submarino nuclear, sublinha as tensões em torno da guerra na Ucrânia, onde o governo ucraniano, apoiado pelo Ocidente, luta contra a invasão russa.

A visita também coincide com a participação do presidente Joe Biden na cúpula dos líderes do G7 na Itália. O presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu que Moscou poderia tomar medidas assimétricas em resposta ao apoio.

A relação entre Rússia e Cuba tem se estreitado desde uma reunião em 2022 entre os presidentes Miguel Diaz-Canel e Vladimir Putin. Durante a Guerra Fria, Cuba foi um aliado significativo da União Soviética, e a instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha resultou na Crise dos Mísseis de 1962.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link