“Supergonorreia” está se espalhando graças à covid-19, diz OMS

O tabloide inglês The Sun entrevistou um representante da OMS (Organização Mundial da Saúde) que afirmou que uma nova doença aparentemente está surgindo no mundo: a “supergonorreia”, que está se disseminando graças ao uso de antibióticos em meio à pandemia da COVID-19.
A supergonorreia está aumentando, pois a bactéria altamente infecciosa e resistente aos medicamentos pode se tornar intratável em uma tempestade perfeita causada pela Covid-19.
Os médicos da Organização Mundial da Saúde alertaram que a DST pode se tornar ainda mais resistente aos antibióticos, pois o uso excessivo durante a pandemia está alimentando sua mutação.
A super-cepa de uma das DSTs mais antigas do mundo recebeu o ambiente ideal para prosperar enquanto o mundo continua a lutar contra o coronavírus.
Não tratada, a supergonorreia pode levar a um aumento de cinco vezes na transmissão do HIV e infecções oculares que podem levar à cegueira.
Há mais de 90 milhões de casos de gonorreia em todo o mundo a cada ano, e esse número está crescendo 17%. (…)
Um porta-voz da OMS disse ao The Sun como o uso de remédios na época da pandemia pode estar alimentando o aumento da supergonorreia.
Ele disse: “O uso excessivo de antibióticos pode alimentar o surgimento de resistência antimicrobiana na gonorreia. A azitromicina – antibiótico comum para o tratamento de infecções respiratórias – foi usada para o tratamento com Covid-19 no início da epidemia.” (…)