Apoie o DCM

Ministros do Superior Tribunal Militar faziam piadas sobre tortura na ditadura, diz historiador

Tortura na ditadura militar

O historiador e pesquisador da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Carlos Fico falou ao jornal O Globo sobre a divulgação de áudios de sessões do Superior Tribunal Militar (STM). As gravações mostram diálogos em que os ministros da Corte reconhecem que presos políticos foram torturados durante a ditadura militar no Brasil.

Segundo Carlos Fico, responsável pelo estudo, os áudios revelam que os ministros do STM faziam comentários desrespeitosos e piadas a respeito dos torturados.

“Sobretudo em sessões secretas, esses ministros se sentiam muito confortáveis. Tem falas muito pesadas, grotescas, piadas com vítimas de tortura”, afirma.

Ele explica que as gravações, de sessões do STM que ocorreram entre 1975 e 1985, evidenciam o incômodo dos ministros militares diante de relatos de tortura cometidos pelos oficiais das Forças Armadas.

“Os ministros tinham consciência de que acontecia, e ficavam muito desconfortáveis quando a tortura era praticada por oficiais militares. Havia esse negacionismo. A ditadura tentou evitar a confirmação da existência de tortura o quanto pode, tanto que o maior número de proibições da censura é de casos de repressão”, relata Carlos Fico.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste