Superlua e chuva de meteoros: veja os fenômenos astronômicos de outubro

O mês de outubro de 2025 reserva um espetáculo especial para os apaixonados por astronomia. Logo no dia 7, será possível observar a primeira superlua do ano, fenômeno que ocorre quando a Lua cheia está em seu ponto mais próximo da Terra, o chamado perigeu. Esse será apenas o início, já que outras duas ainda vão acontecer até dezembro.
Outro destaque do mês é a chuva de meteoros Orionidas, prevista para a madrugada de 21 de outubro. O fenômeno acontece todos os anos, quando fragmentos deixados pelo cometa Halley entram na atmosfera da Terra e produzem o efeito luminoso das “estrelas cadentes”. Em condições ideais de observação, será possível ver dezenas de meteoros por hora.
Além da superlua e da Orionidas, outubro trará uma série de conjunções celestes, quando planetas e estrelas parecem se alinhar no céu. Entre os encontros mais esperados estão a aproximação da Lua com Saturno no dia 5, com Júpiter no dia 13 e o raro trio formado por Lua, Marte e Mercúrio no dia 23. Esses eventos podem ser vistos a olho nu em locais com pouca poluição luminosa.
Veja a lista de principais fenômenos do mês, produzida pelo Observatório do Valongo, da UFRJ:
- 2/10 – Oposição de Ceres, visível a noite toda com binóculos;
- 5/10 – Conjunção Lua e Saturno;
- 7/10 – Superlua (Lua cheia no perigeu);
- 10/10 – Conjunção Lua e Plêiades;
- 13/10 – Conjunção Lua e Júpiter;
- 19/10 – Conjunção Lua e Vênus;
- 20/10 – Conjunção Mercúrio e Marte;
- 21/10 – Pico da chuva de meteoros Orionidas;
- 23/10 – Conjunção Lua, Marte e Mercúrio;
- 29/10 – Melhor observação de Mercúrio no anoitecer.