Superluas, eclipses e chuvas de meteoros: veja calendário astronômico até dezembro

Entre setembro e dezembro de 2025, o céu terá diversos fenômenos astronômicos de destaque. Logo no início do mês, nos dias 7 e 8, ocorre um eclipse lunar total, visível em países da Ásia, África e Austrália, mas não no Brasil. O Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo, que terá fase total de 1h22. No dia 21, haverá ainda um eclipse solar parcial, também fora da área de visibilidade brasileira.
Em outubro, será possível acompanhar a primeira superlua do ano, no dia 6, quando o satélite natural aparecerá maior e mais brilhante. O mês também terá as chuvas de meteoros Dracônidas, em 8 de outubro, e Oriônidas, em 22 de outubro. Novembro trará mais uma superlua, no dia 5, além da chuva de meteoros Leônidas, que costuma deixar rastros luminosos no céu.
Dezembro marcará a última superlua do ano, em 4 de dezembro, seguida pelo ponto alto do calendário: os Geminídeos, entre os dias 12 e 13. Esta chuva de meteoros pode gerar mais de 100 meteoros por hora e é considerada a mais confiável e intensa do ano, desde que observada em locais de baixa poluição luminosa e céu limpo.