Apoie o DCM

Supertempestade solar pode interromper GPS e serviços eletrônicos

Satélite. Foto: Lockheed Martin/NOAA

Uma tempestade geomagnética severa está prevista para ocorrer neste fim de semana e poderá provocar interferências e interrupções em serviços eletrônicos e redes GPS, segundo alerta divulgado na quinta-feira (9) pelo Centro de Previsão de Clima Espacial dos Estados Unidos.

Um grande aglomerado de manchas solares tem produzido várias erupções solares moderadas a fortes desde a última quarta-feira (8), “pelo menos cinco ejeções de massa coronal dirigidos pela Terra”. Uma das consequências do fenômeno são as auroras boreais.

Esta é a primeira vez em quase 20 anos que a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) emite um aviso de tempestade geomagnética do tipo “severo”. O alerta também é chamado de G4, o segundo grau mais alto na escala das autoridades norte-americanas.

A tempestade geomagnética ocorre quando os ventos solares penetram no ambiente espacial ao redor da Terra. Durante essas erupções, partículas energéticas são emitidas e viajam com velocidades muito próximas à da luz, o que aumenta nível de radiação.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link