Apoie o DCM

Suplicy lembra do jornalista: “na Folha, trabalhei com [Alberto] Dines quando fui redator de assuntos econômicos”

O vereador Eduardo Cunha lembrou do jornalista Alberto Dines por seu falecimento ontem no Twitter:

Meu sentimento de pesar para a esposa Norma Couri e todos familiares, companheiros e companheiras de Alberto Dines, por seu falecimento hoje, aos 86 anos. Extraordinário jornalista, Dines trabalhou em alguns dos mais importantes meios de comunicação desde 1952, como A Cena Muda, revista Manchete e jornais Última Hora, Tribuna da Imprensa, Diário da Noite, Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo – neste, de 1975 a 1980.

Na Folha, trabalhei com Dines quando fui redator de assuntos econômicos. Neste tempo, convivi com ele e admirava a sua inventividade e as suas ideias, assim como em relação a Cláudio Abramo e outros ícones do jornalismo brasileiro.

Como editor-chefe do Jornal do Brasil por 12 anos, a partir de 1962, Dines foi severo crítico da regime militar, tendo sido demitido por contrariar a direção do jornal, ao questionar a relação amistosa de seus donos com o governo do estado do Rio de Janeiro. Em 1994, Dines criou o Observatório da Imprensa, existente até hoje, com o propósito de analisar criticamente a imprensa do país. Em 1968, ao fazer um discurso na formação da turma da PUC-RJ contra a censura, foi preso. Dines foi um dos grandes jornalistas do nosso tempo.

Eduardo Suplicy. Foto: Divulgação/Twitter