Suprema Corte americana veta restrição a cultos pela quinta vez

Do Agora Notícias:
A Suprema Corte dos Estados Unidos barrou, no início da madrugada deste sábado (10), uma restrição imposta pelo governo do estado da Califórnia contra cultos religiosos e reuniões de grupos de estudos religiosos em residências. A medida fazia parte das políticas locais de combate à pandemia de covid-19.
Foi a quinta vez que a justiça americana derrubou decisões do governo local envolvendo vetos a reuniões religiosas. De acordo com a Corte, para a Califórnia aplicar restrições do tipo, deve provar que elas representam um perigo maior do que as atividades abertas. Os juízes afirmaram que o estado errou ao barrar esse tipo de reunião, assim como cultos em igrejas e sessões de cinema, ao mesmo tempo em que permitia que salões de beleza, restaurantes e outros estabelecimentos funcionassem, mesmo que com capacidade reduzida ou mesas ao ar livre. “Templos de Deus não são menos essenciais que os templos comerciais”, destaca a decisão dos juízes.
O resultado saiu por cinco votos a quatro. De acordo com a maioria, o estado estava infringindo os direitos de liberdade de expressão previstos na primeira emenda da Constituição, que incluem a liberdade religiosa. (…)
Suprema Corte dos EUA barra, pela 5ª vez, Califórnia de vetar cultos https://t.co/jdemz8iEdR via @agoranoticiasbr
— Rose D Barros (@rosedbarros) April 11, 2021