Surto: China registra 37 milhões de casos de covid-19 em um dia

Foto: Reprodução/Hector Retamal/AFP
Na manhã desta sexta-feira (23), aproximadamente 37 milhões de pessoas podem ter sido infectadas com covid-19 em somente um dia desta semana, na China. As informações foram divulgadas pelo site norte-americano Bloomberg News, usando as estimativas da principal agência de saúde do governo chinês, a Comissão Nacional de Saúde de China (NHC).
Os contágios tiveram uma enorme alta na nação, que acabou sobrecarregando os hospitais e, consequentemente, esvaziando as prateleiras das farmácias. Os crematórios estão superlotados.
De acordo com o relatório obtido pelo site, cerca de 248 milhões de pessoas, que equivalem a quase 18% da população da China, o país mais populoso do mundo, provavelmente contraíram o vírus nos primeiros 20 dias de dezembro. A situação de saúde pública na China pode trazer impactos sanitários e econômicos em outros países.
Os casos de covid no país tiveram um alto crescimento por causa do final da política de Covid zero. O programa havia sido imposto pelo governo desde 2020, como uma tentativa de eliminar a transmissão do vírus entre os cerca de 1,4 bilhão de habitantes do país.
Já os casos globais atingiram um recorde histórico de 4 milhões em janeiro de 2022, em meio a uma onda inicial de infecções causadas pela Ômicron após seu surgimento na África do Sul. Caso o número seja confirmado, a taxa de infecção da China superaria o recorde diário mundial.
