Talco é “potencialmente cancerígeno” para humanos, diz OMS

A agência de câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o talco como substância “potencialmente cancerígena”. O órgão também classificou o composto utilizado na produção de polímeros, a acrilonitrila, como cancerígena.
O grupo da OMS identificou a incidência de câncer de ovário em estudos com seres humanos e encontrou outras provas em animais de laboratório. Os especialistas afirmam que a exposição à substância ocorre principalmente durante a extração, moagem ou processamento do talco ou produtos que o contenham.
A população geral está exposta aos possíveis danos através do uso de cosméticos e pós corporais que com talco. A farmacêutica americana Johnson & Johnson fechou um acordo com a Justiça do país em junho deste ano para pagar US$ 6,5 bilhões após suspeita de que um produto fabricado por ela estaria causando câncer no ovário.
Sobre a acrilonitrila, a OMS afirmou que existem “evidências suficientes de câncer no pulmão” e “limitadas” de câncer na bexiga em humanos. O composto é utilizado em fibras para roupas, carpetes, plásticos, peças automotivas e presente na fumaça de cigarro e na poluição do ar.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link