Apoie o DCM

“O Talibã venceu”, admite presidente afegão ao deixar o país

Ashraf Ghani fugiu do Afeganistão – Foto: Reprodução

Ashraf Ghani revelou que fugiu do Afeganistão para evitar mortes. Ele relatou que “incontáveis patriotas seriam martirizados e a cidade de Cabul seria destruída” se continuasse no país. O presidente afegão afirmou que o Talibã ganhou.

“Agora é responsável pela honra, propriedade e autopreservação de seus compatriotas”, escreveu. O comunicado foi publicado no Facebook. “Agora eles enfrentam um novo teste histórico. Ou preservam o nome e a honra do Afeganistão ou dão prioridade a outros lugares e redes”, completou.

O ex-vice-presidente e chefe do Conselho Superior para a Reconciliação Nacional também se posicionou. Ashraf Ghani declarou que Ghani “abandonou a nação” ao fugir do país.

Leia mais:

1 – VÍDEO – Multidão se aglomera no aeroporto de Cabul para fugir do Afeganistão

2 – Pedidos de garimpo no Amazonas crescem 34% em 2020

3 – Base de Bolsonaro não enxerga um palmo à frente do nariz, diz presidente da CPI

Talibã recebeu o Palácio Presidencial do Afeganistão

Um ex-funcionário de Ghani contou que o Palácio Presidencial está nas mãos do Talibã. A informação é do site Al Jazeera neste domingo (15).

O presidente afegão embarcou para Tajiquistão, que faz fronteira com o Afeganistão, segundo a agência Reuters. Abdul Sattar Mirzakwal, ministro do interior, relatou que estava havendo uma “transferência pacífica de poder”.

O Talibã assumiu o controle de Cabul após a retirada das tropas norte-americanas. Os soldados dos EUA estavam na capital afegã há duas décadas.