Apoie o DCM

Tarcísio aprova lei em homenagem a coronel expoente da ditadura militar

Coronel Erasmo Dias, expoente da ditadura militar em São Paulo. Foto: Reprodução

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) promulgou nesta quarta-feira (28) uma lei em homenagem a um expoente da ditadura militar, o coronel Erasmo Dias. As informações são do Painel, da Folha de S.Paulo.

Tarcísio está em Portugal para o Fórum Jurídico de Lisboa, assim, o decreto foi aprovado pelo vice-governador Felício Ramuth (PSD) e aos secretários Gilberto Kassab (Governo), Natália Resende (Infraestrutura) e Edilson José da Costa (secretário-executivo da Casa Civil).

A lei estabelece que um entroncamento localizado em Paraguaçu Paulista, cidade natal do homenageado, passe a chamar “Deputado Erasmo Dias”. Dias foi deputado federal entre 1979 e 1983 e estadual entre 1987 e 1999. Ele morreu em 2010 aos 85 anos.

Quando era secretário de Segurança Pública de São Paulo, de 1974 a 1979, ele ficou conhecido por comandar a invasão na PUC de São Paulo em setembro de 1977, na última grande operação do regime militar (1964-1985) contra o movimento estudantil.

Na ocasião, estudantes faziam um ato público pela reorganização da UNE (União Nacional dos Estudantes). A ação levou detidas 854 pessoas. Delas, 92 foram fichadas no Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) e 42 acabaram processadas com base na Lei de Segurança Nacional, sob acusação de subversão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link