Apoie o DCM

Tarcísio cede à pressão de bolsonaristas e cancela proposta de saúde para LGBTs

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), revogou uma resolução da Secretaria de Saúde que criava consulta pública sobre uma proposta de Política Estadual de Saúde Integral da População LGBTQIA+. O texto, desenvolvido pela própria pasta, foi criticado por bolsonaristas.

A proposta fala em “garantir acesso universal e integral às demandas pelo processo transexualizador das pessoas travestis, transexuais e pessoas com outras variabilidades de gênero na rede SUS-SP”. Em nota, a secretaria afirmou que a resolução foi revogada para ajustes no texto.

Bolsonaristas detonaram a Secretaria da Saúde. O deputado estadual Gil Diniz (PL), por exemplo, chamou o texto de “lamentável e execrável” e ameaçou convocar o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, para “prestar esclarecimentos” na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

A medida seria submetida a consulta pública para receber comentários e sugestões do público. O texto tinha como objetivo facilitar e ampliar o acesso da comunidade LGBTQIA+ aos serviços de saúde públicos. Um dos trechos mais criticados por bolsonaristas foi o que trata da garantia dos “direitos sexuais e reprodutivos” da população.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link