Apoie o DCM

Tarcísio exclui livro antirracista de Djamila Ribeiro de biblioteca virtual das escolas

A escritora Djamila Ribeiro. Foto: reprodução

A Secretaria de Educação de São Paulo, do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), removeu o livro “Cartas para Minha Avó”, lançado em 2021 pela filósofa e jornalista Djamila Ribeiro, de uma plataforma de leitura usada por professores de português do estado. A pasta teria descrito o conteúdo do livro como “sensível” para justificar a exclusão.

A obra, elogiada pela editora como um “relato memorialístico pungente e sensível sobre ancestralidade, feminismo e antirracismo na criação de filhos”, foi prontamente recolocada na plataforma após críticas de professores e especialistas em educação. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Djamila expressou descontentamento com a remoção, considerando-a antidemocrática e arbitrária.

“Acho que, vindo do governo [Tarcísio de Freitas], essa foi uma decisão totalmente arbitrária no sentido de que o livro está sendo adotado por várias escolas e passou também por comissões que o avaliaram”, disse a escritora.

O livro, que conta com dedicatórias a orixás e inicia com um retrato da avó da autora, é elencado por alguns professores como leitura recomendada para a classe. Djamila também manifestou o desejo de compreender por que sua obra foi considerada “sensível” e defendeu sua utilização nas escolas sob a ótica da educação antirracista e de questões relacionadas ao feminino.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link