Tarcísio sanciona projeto petista e Dia da Consciência Negra vira feriado em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tornou oficial o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, como feriado em todo o estado de São Paulo. A medida, que já entra em vigor este ano, foi sancionada a partir de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Teonilio Barba (PT).
Embora o Dia da Consciência Negra já fosse feriado em algumas cidades, não fazia parte do calendário oficial de feriados paulistas. Esta data, celebrada desde os anos 70, foi instituída como dia de folga em alguns municípios brasileiros a partir de 2003.
De acordo com informações do Palácio dos Bandeirantes, a criação do feriado deve ampliar a importância das discussões sobre a cultura e a contribuição do povo africano no Brasil, abrangendo diversos aspectos, como música, política, religião e gastronomia.
A data é considerada um símbolo das lutas identitárias no Brasil, sendo uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, líder quilombola cuja morte é celebrada nesse dia. Zumbi é reconhecido como um ícone de resistência e luta contra a opressão da escravidão no país.