Tarifa de Trump cancela exportação de 95 toneladas de mel orgânico do Piauí aos EUA

A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), sediada em Picos (PI), teve uma exportação de 95 toneladas de mel orgânico cancelada por um cliente dos Estados Unidos devido à tarifa de 50% anunciada pelo governo de Donald Trump. O imposto entra em vigor em 1º de agosto e já provoca impacto direto nas exportações de produtos brasileiros. A carga, já com despacho aduaneiro concluído no Porto do Pecém (CE), aguarda navio para embarque, mas teve o envio suspenso por receio de incidência do novo tributo.
O presidente da Casa Apis, Sitônio Dantas, afirmou que a decisão do comprador surpreendeu a cooperativa, que mantém relação comercial com o parceiro há anos. Segundo ele, uma representante nos EUA ainda tenta negociar a liberação dos contêineres já prontos para embarque, diante dos altos custos logísticos envolvidos e da urgência em evitar prejuízos ainda maiores.
De janeiro até agora, a Casa Apis já exportou cerca de mil toneladas de mel, com expectativa de igualar esse volume até o fim do ano. Todo o volume já estava previamente contratado. Uma nova remessa, prevista para ser enviada na próxima segunda-feira (14), também foi suspensa até que haja uma definição sobre o impacto da nova tarifa no setor.
O Piauí liderou as exportações de mel para os EUA em 2024, mesmo sem ser o maior produtor nacional. O Brasil é o maior exportador de mel orgânico do mundo, com destaque para o Nordeste. Segundo Sitônio, os pequenos produtores da agricultura familiar serão fortemente afetados, assim como os consumidores americanos que dependem desse produto natural e certificado.