Tarso Genro defende “análise pública sincera” de derrota do PT
Tarso Genro defendeu, em nota, uma “análise pública sincera” do resultado do PT nas urnas em email à Zero Hora:
Penso que, por razões que não vou examinar aqui, a democracia representativa e o sistema político brasileiro estão sob um perigoso desgaste, que atinge todos os partidos políticos e, especialmente, aqueles que exercem ou exerceram, no último período, funções de Governo. Não é de graça que o desencanto com os partidos e a política atingiu toda as comunidades partidárias.
O PT foi atingido de forma especial neste dilúvio, porque é um partido programático e apareceu na cena pública, também prometendo uma renovação ética e uma parte dos seus quadros caiu nas práticas tradicionais de financiamento de campanhas e no pragmatismo da ‘governabilidade’ tradicional, que ele tanto criticou. O PT só voltará a ser um forte partido democrático de esquerda, se fizer uma análise pública sincera dos fatores que lhe levaram a esta perda de confiança de uma grande parte do seu eleitorado.
Se o PT não aproveitar esta crise para fazer estas mudanças, vai se tornar um partido “igual aos outros”, portanto supérfluo para recompor a república, num outro patamar de civilidade democrática e social.