Apoie o DCM

TCU arquiva investigação sobre suposta irregularidade em evento com Lula e Boulos

Boulos e Lula. Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (24) arquivar um pedido da Câmara dos Deputados que investigava supostos financiamentos da Lei Rouanet e da Petrobras para um evento realizado com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL).

O requerimento foi apresentado pelo deputado Evair de Melo (Progressistas-ES) e encaminhado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. O evento em questão ocorreu no último 1º de Maio, Dia do Trabalho, na Zona Leste de São Paulo, onde Lula aproveitou para pedir votos a Boulos.

O parecer do TCU, aprovado em plenário, determinou que a questão está fora da competência do Tribunal, uma vez que possíveis abusos de poder econômico e político em campanhas eleitorais e a ocorrência de campanha antecipada são de responsabilidade da Justiça Eleitoral.

Este pedido de arquivamento segue uma linha de decisões similares: outros dois requerimentos anteriores sobre o mesmo tema foram rejeitados. Atualmente, há dois pedidos em fase de instrução, focados especificamente na possível irregularidade na utilização de incentivos fiscais da Lei Rouanet para o evento de 1º de maio de 2024.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link