Apoie o DCM

Temer diz que tentativa de blindar Moreira Franco como ministro é “apenas formalização”

Do G1:

 

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (3), ao dar posse a Moreira Franco como ministro da Secretaria Geral da Presidência, que a iniciativa é “apenas uma formalização”. Na avaliação do presidente, o antes secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) já atuava como um ministro na prática.

Segundo o presidente, em viagens internacionais que ambos fizeram ao longo dos últimos meses com a comitiva do governo federal, Moreira Franco “sempre” foi chamado de ministro, apesar de ser um “secretário executivo”. De acordo com Temer, o novo ministro inclusive chefiava delegações com titulares de outras pastas.

“Interessante que ao longo do tempo, o Moreira sempre foi chamado de ministro embora fosse apenas tipo um secretário executivo. Eu via nas viagens internacionais que fizemos, ele até chefiava delegações de ministros que nos acompanharam e foram por conta própria a vários países para incentivar os investimentos que pudessem vir para o país. Hoje, digamos, se trata apenas de formalização, porque na realidade o Moreira já era ministro desde então. Agora ele vem, na verdade, acrescido de outras tantas tarefas”, declarou Temer.

Moreira Franco é filiado ao PMDB, já foi governador do Rio de Janeiro e também comandou a Secretaria de Aviação Civil.

Com a nomeação, Moreira ganha status de ministro e passa a ter prerrogativa de foro privilegiado. Ele é citado em delações da Operação Lava Jato como beneficiário do esquema de corrupção. Como ministro, possíveis processos com seu nome devem passar por análise do Supremo Tribunal Federal (STF).

(…)