Temer na Noruega: “O Brasil está deixando para trás uma severa crise”
Do iG:
Depois de passar dois dias na Rússia, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), chegou, nesta quinta-feira (22), em Oslo, capital da Noruega, para discutir com autoridades locais – entre oustros assuntos – a questão ambiental.
Hoje, a Noruega é o principal país financiador do Fundo Amazônia, com repasses de R$ 2,8 bilhões, entre 2009 e 2016. Nos últimos dias, porém, as autoridades norueguesas têm feito críticas ao governo brasileiro e ameaçado suspender o financiamento para proteção ambiental, por conta do aumento do desmatamento na região.
De acordo com um estudo da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento, que vinha em uma tendência de queda há alguns anos no Brasil, teve um aumento de 58% em 2016.
O país também é o oitavo maior investidor estrangeiro no Brasil, com presença no setor de energia. Atualmente, há 89 projetos no âmbito do Fundo Amazônia em áreas como combate ao desmatamento, regularização fundiária e gestão territorial e ambiental de terras indígenas. O Fundo é administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Nesta quinta, Temer se encontra com investidores em Oslo. Na (23), o presidente deve se reunir com o Rei Harald V, com a primeira-ministra, Erna Solberg, e com o presidente do Parlamento, Olemic Thommessen.
De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente buscará, nesses encontros, ampliar o comércio entre os dois países. Há também interesse em avançar nas negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), grupo integrado pelo país europeu, pela Islândia, Liechtenstein e Suíça.
Em seu primeiro discurso no país, Temer disse aos empresários noruegueses que veio trazer “uma mensagem de confiança”. “O Brasil, digo sem medo de errar, está deixando para trás uma severa crise de sua historia”, afirmou o presidente. “Temos levado adiante reformas que não se viam há muito tempo no País.”
