Temer recebeu mais deputados e senadores em 90 dias que Dilma em cinco anos
Do Valor:
Em 90 dias de governo, o presidente interino Michel Temer recebeu mais deputados federais e senadores do que a presidente afastada Dilma Rousseff em cinco anos e cinco meses. Um levantamento feito pelo Valor nas agendas oficiais de ambos, divulgadas na página do Palácio do Planalto na internet, mostra que Temer recebeu, individualmente, ou em pequenos grupos, 72 parlamentares em três meses. Dilma, em um mandato e meio, reuniu-se com 66.
O levantamento do Valor considerou, apenas, audiências individuais ou reuniões com até três parlamentares de cada vez. O resultado mostra estilos de governo absolutamente contrapostos. Enquanto Temer prioriza a conversa individual, olho-no-olho, Dilma reunia-se somente com os líderes, e com menos frequência, com as bancadas.
Ainda assim, a frequência de reuniões de Dilma com a cúpula era muito menor. Em seus 2.007 dias de governo, Dilma fez 67 reuniões com líderes da base governista e bancadas de partidos aliados, além de conceder audiências aos presidentes dos partidos. Média de uma por mês. Em três meses, Temer comandou 12 reuniões com os líderes, o que equivale a uma por semana.
A pesquisa não considera encontros e jantares realizados nos períodos investigados, mas que não entraram nas agendas oficiais. Há três semanas, por exemplo, Temer jantou com a cúpula do DEM para discutir alianças nas eleições municipais.
(…)