Temer se reúne com Conselho de Defesa Nacional e Conselho da República para falar de intervenção militar

Reportagem de Yara Aquino da Agência Brasil.

Ministros, parlamentares e integrantes das Forças Armadas estão na manhã de hoje (19) no Palácio da Alvorada, onde participam de reunião do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional, com o presidente Michel Temer.

No encontro, Temer vai explicar aos integrantes dos dois conselhos detalhes sobre a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. O decreto de intervenção foi assinado pelo presidente da República na última sexta-feira (16).

Criado por lei em 1990 para deliberar sobre intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas, o Conselho da República é dirigido pelo presidente da República e tem entre os integrantes os presidentes da Câmara e do Senado, os líderes da maioria e da minoria no Senado, o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros maiores de 35 anos de idade.

Conselho de Defesa é órgão de consulta

O Conselho de Defesa Nacional é um órgão de consulta do presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do estado democrático. Entre as funções do conselho previstas em lei figuram a de opinar sobre a decretação do estado de defesa, do estado de sítio e da intervenção federal.

O órgão também é dirigido pelo presidente da República e integrado pelos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, ministros da Justiça, das Relações Exteriores, da Fazenda, e pelos presidentes da Câmara e do Senado.

Entre os que participam da reunião desta segunda-feira no Palácio da Alvorada estão os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco; do Planejamento, Dyogo Oliveira, da Fazenda, Henrique Meirelles; da Justiça, Torquato Jardim, da Defesa, Raul Jungmann; os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira; o líder da minoria no Senado, Humberto Costa (PT/PE); e o líder da minoria na Câmara, José Guimarães (PT/CE).

Participam ainda o comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossatto; o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; e o comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacelar.

Assinatura de Decreto de Intervenção Federal no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de por termo ao grave comprometimento da ordem pública. Foto: Beto Barata/PR

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Avião da Boeing faz pouso de emergência em Nova York por perder escorregador

Um Boeing 767 operado pela Delta Airlines precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto…

10 minutos ago

Messi, o cão estrela de ‘Anatomia de Uma Queda’, terá programa no Festival de Cannes 2024

A produtora D18 Paris anunciou que Messi, o famoso cachorro do filme 'Anatomia de Uma…

30 minutos ago

Bolsonaristas promovem boicote filme com Wagner Moura

O X (antigo Twitter) foi palco de um movimento liderado por bolsonaristas que promovem um…

46 minutos ago

Mais de 370 cidades do interior paulista sofrem com onda de calor fora de época

Os últimos dias de abril e o início de maio serão marcados por altas temperaturas,…

57 minutos ago

Vítimas de xenofobia, brasileiros são maior comunidade de imigrantes em Portugal

Os brasileiros mantêm sua posição como a principal comunidade imigrante em Portugal, representando 35% do…

1 hora ago

Socialite carioca faz consulta no SUS e aprova: “Maravilhoso”

A socialite e advogada Alice Tamborindeguy compartilha sua primeira visita a um hospital público em…

2 horas ago