Apoie o DCM

Tempestade solar causa aurora boreal em vários países do mundo; veja

Aurora boreal nos céus da cidade de Fusch, na Áustria. Foto: AFP

Uma tempestade solar, considerada a maior dos últimos 20 anos, causou auroras boreais no hemisfério norte e auroras austrais no hemisfério sul durante a noite de sexta-feira (10) e a madrugada de sábado (11).

O fenômeno, conforme alerta da agência de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), tem o potencial de interferir no funcionamento de redes de energia e sistemas de comunicação via satélite.

Os meteorologistas espaciais da NOAA detectaram sete ejeções de massa coronal, cujos impactos foram previstos para atingir a Terra na sexta-feira e podem persistir até domingo (12).

As ejeções de massa coronal consistem em explosões de plasma e campos magnéticos da coroa solar, capazes de gerar tempestades geomagnéticas quando direcionadas ao nosso planeta. Vale destacar que este é o primeiro aviso de tempestade geomagnética “severa” emitido pela NOAA desde janeiro de 2005.

Já aurora boreal ocorre quando partículas energizadas ou ventos solares de alta velocidade penetram na atmosfera. O campo eletromagnético terrestre as redireciona para os polos, onde sua concentração elevada proporciona o espetáculo visual das auroras.

Confira:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link