Tempestade solar pode deixar o mundo sem internet em 2024; entenda

O professor Peter Becker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), especialista em alertas solares, adverte sobre um possível “apocalipse da internet” em 2024, causado por uma iminente tempestade solar de grande magnitude.
De acordo com Becker, a internet, que se desenvolveu em uma era solar relativamente tranquila, agora enfrenta uma fase mais ativa do sol. Ele destaca que é a primeira vez na história que há uma convergência entre o aumento da atividade solar e a dependência humana da internet. O Ciclo Solar 25, que estima uma supertempestade solar, pode ocorrer antes do previsto, segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA.
Inicialmente prevista para julho de 2025, Becker sugere que a fase mais intensa da tempestade ocorrerá no próximo ano. Ele ressalta que, em caso de ejeção de massa coronal em direção à Terra, há um aviso de 18 a 24 horas antes que as partículas atinjam o planeta, afetando o campo magnético.
Além dos potenciais impactos na internet, a tempestade solar também pode danificar a rede elétrica, cabos de fibra ótica, sistemas de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação, com previsões de reparo estendido por meses. O alerta destaca a necessidade de preparação para mitigar possíveis danos tecnológicos em escala global.
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link