Apoie o DCM

Temporais, granizo e ventanias: ciclone de “altíssimo risco” atinge Brasil a partir desta terça

Raios em noite de ciclone extratropical no litoral de São Paulo. Foto: Rodolfo Bonafim

Um novo ciclone de forte intensidade se formará nesta terça-feira (9) e trará chuva intensa, tempestades severas e ventos que podem superar 100 km/h para boa parte do Centro-Sul do Brasil. Segundo a Climatempo, o sistema afetará especialmente os três estados do Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e partes do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Os maiores riscos estão no Sul, onde os volumes de chuva podem ultrapassar 100 milímetros por dia, com possibilidade de granizo, alagamentos e ventos entre 90 km/h e 120 km/h, principalmente em áreas litorâneas e serranas. O Inmet alerta para volumes de até 100 mm também no Sudeste e Centro-Oeste. As defesas civis estaduais já emitiram avisos de risco.

O ciclone se formará a partir de uma área de baixa pressão entre o sul do Paraguai e o Rio Grande do Sul, cruzando o estado gaúcho de oeste a leste até a noite de terça. A expectativa é que o sistema atinja o mar na quarta-feira (10), mas continue causando ventania e mar agitado. A população deve evitar áreas costeiras, reforçar telhados e acompanhar alertas locais.