Temporal derruba árvore e mata mais de 300 periquitos no Maranhão

Mais de 300 periquitos morreram após a queda de um eucalipto durante um temporal em Lajeado Novo, no sudoeste do Maranhão. Segundo o ICMBio, a árvore caiu na noite de terça-feira (27), derrubada por fortes rajadas de vento, enquanto as aves se abrigavam da chuva. Moradores relataram que parte dos animais ficou ferida ou atordoada, e alguns conseguiram voar após o impacto.
O órgão ambiental informou que foi acionado na manhã seguinte e resgatou 32 aves com vida, após pedir que a população entregasse os periquitos sobreviventes. Elas receberam atendimento inicial e foram levadas para Imperatriz, sendo depois encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de São Luís.
Do total resgatado, 24 seguem vivas. “As aves agora permanecem sob cuidados especializados e poderão ser reintroduzidas à natureza, conforme a evolução clínica.” O veterinário Leonardo Moreira afirmou que o cenário era compatível com ventania, e não com queda de raio. “Aparentemente as aves que estavam abrigadas do lado que teve contato com o solo não tiveram tempo de sair devido à velocidade da queda”, disse.
