Temporal destrói fábrica e paralisa produção da Toyota no Brasil

A Toyota suspendeu toda a produção de veículos no Brasil após o temporal que destruiu a fábrica de motores em Porto Feliz (SP). O impacto interrompeu a fabricação de modelos como Corolla, Corolla Cross e Yaris Cross, além de adiar o lançamento do novo SUV previsto para outubro. A empresa não estipulou prazo para a retomada e admite que a normalização só deve ocorrer a partir de 2026.
Imagens feitas por funcionários mostraram a unidade alagada e com parte do teto arrancado pelos ventos. A fábrica de Porto Feliz abastece as linhas de Sorocaba e Indaiatuba, responsáveis pela montagem dos principais modelos da marca. Ao todo, 4.500 trabalhadores foram impactados.
O complexo de Porto Feliz, inaugurado em 2016, é a principal fábrica de motores da Toyota na América Latina, com capacidade anual de mais de 100 mil unidades, incluindo versões híbridas flex. A planta emprega cerca de 700 pessoas e está isolada para vistoria da Defesa Civil.
Segundo a empresa, todos os funcionários estão seguros, e a prioridade é prestar apoio aos colaboradores e parceiros. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba informou que não haverá demissões e que os trabalhadores entrarão em férias coletivas até o dia 20.
🌪️ TEMPO | Imagens aéreas feitas por drone mostram o rastro de destruição deixado pela passagem de um tornado na tarde da segunda (22) na fábrica da Toyota e imediações, no município paulista de Porto Feliz. Saiba mais sobre o tornado em https://t.co/cCRIo33YAN. 📷 vine.films pic.twitter.com/AJ7FiWbvgn
— MetSul.com (@metsul) September 24, 2025
