Apoie o DCM

Tenente da PM se descontrola, espanca turista, dá tiro para o alto em praia de SP e é preso

O tenente da PM Leonardo Athila Rodrigues Borghi. Foto: reprodução

Leonardo Athila Rodrigues Borghi, de 32 anos, tenente da Polícia Militar, foi preso em flagrante na Praia do Sino, em Ilhabela (SP), após se descontrolar e agir com uma série de agressões. O episódio começou quando o oficial, de folga e vestindo apenas sunga, irritou-se com uma banhista de 40 anos que fumava um cigarro de maconha. A mulher, garçonete, relatou que ele se aproximou e iniciou a violência. “Ele começou a me agredir fisicamente e jogou meu cigarro fora. Depois, efetuou um disparo em direção aos meus pés e me ameaçou de morte”, afirmou a vítima.

Ao chegar ao local, os PMs que atenderam a ocorrência disseram que o tenente inicialmente estava calmo, mas logo mudou de comportamento. De acordo com o cabo Fernando Felipe Camargo Lourenço, Borghi “começou a investir contra os policiais, alterado emocionalmente”, ignorando ordens e exigindo liberdade. A situação escalou rapidamente, com o oficial agredindo fisicamente outros agentes que intervieram.

Já na delegacia, a conduta violenta continuou. O sargento Milton Schneider Balestrini, que havia sido cabeceado no rosto, declarou: “Após a agressão, ele ainda cuspiu no meu rosto”. O tenente, já detido, proferiu ameaças, dizendo que era “matador” e que voltaria à unidade para que houvesse “muito derramamento de sangue”. Um policial civil também foi chutado no tórax durante a condução.

O delegado Caio Fresatto Nunes de Miranda considerou os indícios suficientes e determinou a prisão em flagrante por ameaça, disparo de arma de fogo, resistência e lesão corporal. A versão da companheira do tenente, que admitiu consumo de álcool e uso de antidepressivos, foi contrariada pelas testemunhas. O oficial foi encaminhado ao cárcere.