Apoie o DCM

Teor alcoólico dos pães de forma chamam a atenção da Anvisa; entenda

Fatias de pão de forma enfileiradas em cima de tábua
Pães de forma viraram alvo de processo da Anvisa – Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou, nesta quinta-feira (11), um processo para avaliar possíveis medidas a serem adotadas em relação às marcas de pães de forma com alto teor alcoólico. A ação foi desencadeada após a divulgação de uma análise realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que identificou oito marcas de pães com concentrações de álcool acima dos limites aceitáveis de consumo.

De acordo com a Proteste, três marcas populares nos supermercados – Visconti, Bauducco e Wickbold 5 Zeros – apresentaram níveis de álcool que, com apenas duas fatias, podem resultar em detecção positiva em um teste de bafômetro. A Anvisa está ciente dos resultados do estudo e considera a adoção de medidas somente se estas forem consideradas necessárias.

O estudo avaliou 10 marcas de pães, das quais somente Plusvita e Pullman foram aprovadas em todos os testes de identificação de teor alcoólico. Nos pães das marcas Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys e Wickbold, foram encontradas altas concentrações de álcool. Caso fossem consideradas bebidas, seis dessas marcas seriam classificadas como alcoólicas pela legislação, que estabelece um limite máximo de 0,5% de etanol.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link