Teori suspende operação que prendeu policiais do Senado e transfere processo para o STF

Do G1:

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quinta-feira (27), por meio de liminar (decisão provisória) a suspensão da Operação Métis, que apura suposta tentativa de policiais do Senado de obstruir investigações de parlamentares na Operação Lava Jato.

Ele também mandou transferir todo o processo relativo à operação da Justiça Federal do Distrito Federal para o STF e determinou a soltura de pessoas eventualmente mantidas presas – todos os quatro presos na operação já foram libertadas.

Teori Zavascki tomou a decisão depois de analisar pedido do policial legislativo Antônio Tavares dos Santos Neto, preso e solto na última sexta (21), que requereu ao Supremo a anulação da Operação Métis.

Na ação, a defesa do policial argumentava que o juiz Vallisney Souza Oliveira, da primeira instância da Justiça Federal em Brasília, invadiu competência do STF, ao autorizar busca e apreensão no Senado.

Na decisão, o ministro Teori Zavascki afirmou que, diante de evidências de que houve usurpação de competência por parte do juiz, foi necessário conceder a liminar para suspender a investigação e determinar a remessa do processo ao STF.

“Diante da relevância dos fundamentos da reclamação, é de se deferir medida liminar para que esta Suprema Corte, tendo à sua disposição o inteiro teor das investigações promovidas, possa, no exercício do mandamento constitucional, decidir acerca da usurpação ou não de sua competência, bem como sobre a legitimidade ou não dos atos até agora praticados.”

O pedido do policial legislativo ao STF dizia que a Operação Métis “atinge diretamente senadores da República” e que é “clara a intenção na investigação de parlamentares” que só podem ser investigados pelo STF.

“Das buscas e apreensões, diversos dados e maletas foram apreendidas. De forma que houve a exposição de deputados e senadores, visto que em tais apreensões estão presentes dados importantes e matérias cruciais de gabinetes”, diz a ação.

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

MP-RS recebe 680 denúncias e aplica 65 multas por preços abusivos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) registrou 680 denúncias de preços abusivos…

1 hora ago

Tony Ramos está “ótimo e falando” após cirurgia no cérebro, diz esposa

O ator Tony Ramos, de 75 anos, passou por uma cirurgia para tratar um hematoma…

3 horas ago

Romário está relacionado e pode estrear pelo América-RJ neste sábado

O senador Romário (PL-RJ), que preside e está no elenco de jogadores do América aos…

4 horas ago

“Padre de festa junina”: Kelmon perde processo após não ser reconhecido pela Igreja Ortodoxa

O suposto padre Kelmon Luís da Silva Souza (PTB) perdeu um processo que ele movia…

4 horas ago

VÍDEO: influencer agride mulher e acusa de extorquir e engravidar de pai com demência

Um vídeo que circula na internet mostra a influenciadora Ana Paula Marçal, de 43 anos,…

5 horas ago

Globo descarta Huck para cobrir buraco na grade pela falta de futebol

Devido às fortes chuvas e tragédias ocorridas no estado do Rio Grande do Sul desde…

6 horas ago