Apoie o DCM

Teoria de buraco de minhoca é associada a OVNI visto no Paraná; entenda

Representação gerada por IA de um objeto luminoso no céu
Imagem ilustrativa gerada por IA representa fenômeno luminoso associado a hipótese de buraco de minhoca.. Foto: Reprodução.

O avistamento de um objeto voador não identificado no Paraná foi associado, em uma hipótese teórica, à possibilidade de um buraco de minhoca. A ideia apresentada busca oferecer uma explicação física para o fenômeno, tratando essas estruturas como possíveis portais ou atalhos entre regiões distantes do universo.

Buracos de minhoca são estruturas hipotéticas previstas pela teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Em tese, funcionariam como túneis no espaço-tempo, capazes de conectar dois pontos separados por grandes distâncias e reduzir o tempo necessário para percorrê-las. A formulação tem origem em 1916, com Ludwig Flamm, e ganhou novo desenvolvimento em 1935, quando Einstein e Rosen propuseram pontes ligando pontos diferentes do espaço-tempo.

Apesar do apelo da ideia, esses túneis seguem no campo da física teórica. Especialistas apontam que, se existissem, enfrentariam problemas de estabilidade: a gravidade extrema poderia provocar o colapso da estrutura, enquanto a radiação intensa representaria risco fatal. Para mantê-los abertos, seria necessária a chamada matéria exótica, com densidade de energia negativa, ainda não observada em condições naturais.

As teorias também diferenciam buracos de minhoca atravessáveis e não atravessáveis, a depender da curvatura do espaço-tempo entre suas extremidades. Possíveis usos, como transporte instantâneo de informação ou viagens no tempo, permanecem especulativos. Até hoje, nenhum buraco de minhoca foi observado, e sua existência continua sendo um desafio conceitual para a ciência.