Apoie o DCM

Termo nazista explode no Twitter após gesto supremacista de assessor de Bolsonaro no Senado

Bolsonaro e seu assessor

Nesta quarta-feira (24) durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, à qual o chanceler Ernesto Araújo compareceu como convidado, o assessor internacional do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Filipe Martins, fez um gesto supremacista branco com às mãos.

LEIA TAMBÉM: Frase de assessor de Bolsonaro sobre usar ódio para impor o medo é retirada de organização neonazista

Ao que tudo indica, o assessor gostaria de mandar todos tomarem no cu ou dizer que audiência não estava sendo uma das melhores. Porém, esse sinal entrou para lista de símbolos de ódio nos EUA. Amplamente usado como representação de “OK”, o sinal de mão ganhou nova conotação para grupos extremistas e por isso foi adicionado recentemente a uma lista de símbolos de ódio. O gesto com forma arredondada entre o indicador e o polegar foi classificado como “uma verdadeira expressão da supremacia branca” pela Liga Antidifamação, organização dos Estados Unidos que monitora crimes de ódio.

LEIA TAMBÉM: Museu do Holocausto se mostra estarrecido por não haver uma semana sem que tenha que denunciar atos nazistas

Além disso, o deputado Alencar Braga (PT-SP) anunciou que assessor de Bolsonaro vai responder por apologia ao nazismo. “Assessor de Bolsonaro fez no Senado um gesto que é apontado pela Liga Antidifamação como símbolo do ‘White Power’, ideologia afim ao nazismo. Vai responder por apologia ao nazismo, que no Brasil se enquadra no crime de racismo – Lei 7.716/89.”, escreveu Alencar.

Após esses acontecimentos, “Nazista” chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter.

Confira a repercussão abaixo: