Apoie o DCM

Terra gira mais rápido e hoje será o dia mais curto do ano

Planeta Terra – Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (22), a Terra registrará o dia mais curto do ano até agora, com uma rotação completada 1,34 milissegundo mais rápido que o habitual. Esse leve encurtamento acontece porque o planeta está girando em uma velocidade acima da média. Apesar de parecer preocupante, o fenômeno é imperceptível para os humanos – um piscar de olhos, por exemplo, leva cerca de 300 milissegundos, ou seja, muito mais do que a diferença registrada na rotação.

A variação na duração dos dias não é inédita. Em 2020, a Terra teve os 28 dias mais curtos já registrados desde que os relógios atômicos começaram a ser utilizados, na década de 1960. O recorde atual ocorreu em 29 de junho de 2022, quando o dia durou 1,59 milissegundos a menos. Especialistas explicam que essas oscilações são naturais e podem ser causadas por diversos fatores, como a atividade do núcleo terrestre, o movimento dos oceanos e da atmosfera.

Segundo Fernando Roig, diretor do Observatório Nacional, essas acelerações momentâneas ocorrem ao longo das décadas, embora, no geral, a tendência histórica seja de desaceleração da rotação da Terra. Quando há desvios acumulados, cientistas utilizam o chamado “segundo bissexto” para ajustar o tempo nos relógios atômicos.