Terremoto de 7,4 graus atinge Filipinas e aciona alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a região de Mindanao, no sul das Filipinas, na noite desta sexta-feira (10), no horário local, manhã de quinta-feira (9) pelo horário de Brasília, segundo a Agência de Sismologia das Filipinas e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O abalo foi registrado a uma profundidade de 10 quilômetros e provocou alertas imediatos de tsunami para todo o arquipélago e países vizinhos do Pacífico. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que ondas perigosas de até três metros podem atingir áreas costeiras situadas a até 300 quilômetros do epicentro.
O governo filipino emitiu ordem de evacuação para moradores de regiões litorâneas do centro e do sul do país, recomendando que busquem refúgio em locais elevados. Segundo o órgão norte-americano, também há risco de ondas menores, entre 0,3 e 1 metro para a Indonésia e o Palau.
O tremor principal foi seguido por uma réplica de magnitude 5,9, registrada pouco depois na mesma região. A costa leste de Mindanao, a segunda maior ilha das Filipinas, foi a área mais afetada. A região tem cerca de 25 milhões de habitantes, a maioria vivendo em zonas rurais, o que dificulta a comunicação e a avaliação inicial dos danos.
Terremoto 7.4 en Filipinas#earthquake #Philippines #ALERTA #sismopic.twitter.com/1grVMzW7b3
— KL Videos (@KL_Videos) October 10, 2025
⚠️ | El devastador terremoto de magnitud 7.4 estremeció Filipinas, dejando escenas de pánico y destrucción.
📍 El país, ubicado en el Anillo de Fuego del Pacífico, es una de las zonas más sísmicas del mundo, con más de 7,000 temblores al año, pero pocos con la fuerza de este. pic.twitter.com/8QuNZxCd2r
— F. J.. . (@fjsv1974) October 10, 2025
#INTERNACIONAL Se presentó un terremoto de magnitud 7.4 frente a la costa de Baculin, Filipinas. Se ha emitido una alerta de tsunami.https://t.co/vwS5QSGZRX pic.twitter.com/TELHxu70PJ
— ÚltimaHoraCaracol (@UltimaHoraCR) October 10, 2025