Apoie o DCM

Terremoto no Alasca atinge 7,4 na escala Richter e gera alerta de tsunami

Terremoto no Alaska atinge 7,4 na escala Richter e dispara alerta de Tsunami. Reprodução: MetSul

Um forte terremoto sacudiu o estado norte-americano do Alasca na madrugada deste domingo e gerou um alerta de tsunami para a costa do estado pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico. A magnitude preliminar do terremoto que se deu sob o mar foi de 7,4 a 106 quilômetros ao Sul de Sand Point às 3h48 deste domingo, informou o USGS.

O sismo foi raso com uma profundidade de apenas 10 quilômetros, o que aumenta o risco dos efeitos em superfície, O pior terremoto da história do Alasca ocorreu em 27 de março de 1964, às 17h36, horário local, com magnitude 9.2 e balou a região de Prince William Sound.

Este terremoto e o subsequente tsunami tiraram 131 vidas, sendo 122 pelo tsunami 122 e causaram cerca de US$ 2,3 bilhões em prejuízos. Os efeitos do terremoto foram pesados em muitas cidades, incluindo Anchorage, Chitina, Glennallen, Homer, Hope, Kasilof, Kenai, Kodiak, Moose Pass, Portage, Seldovia, Seward, Sterling, Valdez, Wasilla e Whittier. Anchorage, a cerca de 120 quilômetros a noroeste do epicentro de 1964, sofreu os danos materiais mais graves.

Publicado originalmente no site MetSul

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link