Apoie o DCM

Tesoureiro do PCC é preso em apartamento de luxo em SP

Alex Amaro de Oliveira, o “Barba”, foi preso nesta segunda-feira. Foto: reprodução

Alex Amaro de Oliveira, conhecido como “Barba”, tesoureiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi preso em um apartamento de alto padrão no bairro Morumbi, em São Paulo. A operação, realizada pela Polícia Civil de Santos, também deteve um funcionário do criminoso, em que eles foram acusados de gerenciar o fluxo de dinheiro do tráfico de drogas da Baixada Santista para a cúpula da facção.

Segundo o delegado Leonardo Rivau, da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), Barba assumiu o cargo após a morte do antigo tesoureiro, Alexsandro Roberto Pereira, o “Palito”, em novembro de 2024. “[Ele foi] de dentro de uma comunidade carente para um apartamento de altíssimo valor no Morumbi”, afirmou Rivau. “Isso indica que ele desviava recursos do crime para adquirir bens, uma forma de lavagem de dinheiro”.

O imóvel conta com varanda integrada, cozinha gourmet, churrasqueira, lareira e escritório. Durante a ação, policiais encontraram um espelho quebrado no quarto e, no escritório, Barba estava sentado enquanto agentes revistavam caixas de joias, relógios de luxo e documentos contábeis. As anotações apontavam uma movimentação diária de cerca de R$ 50 mil por ponto de venda de drogas controlado pela facção.

Além dos objetos de valor, a polícia apreendeu dois veículos avaliados em mais de R$ 300 mil cada. A prisão é um desdobramento de investigações na Baixada Santista e revela o padrão de vida luxuoso mantido por integrantes de alto escalão do PCC financiado pelo tráfico.