Apoie o DCM

Veja como se saíram testes clínicos da Butanvac

Vacina Butanvac (Foto: GOVERNO DE SP)

Testes clínicos da primeira fase da ButanVac, realizados na Tailândia, apontam que a vacina tem “perfil de segurança aceitável e é altamente imunogênica”. O imunizante é o novo candidato contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Os resultados preliminares foram descritos em artigo publicado no último dia 22 na plataforma de preprints MedRxiv.

Leia também

1- Congresso aprova mudança para ajudar governo a bancar novo Bolsa Família

2- Bolsonaro faz revelação sobre reajuste no preço do diesel

Estudo

Na fase inicial do estudo, realizada em humanos, participaram 210 voluntários. 82 homens e 128 mulheres com idade entre 18 e 59 anos. Eles receberam duas doses com intervalo de 28 dias. Com informações do Metrópoles.

Menos de um terço dos participantes apresentou efeitos adversos, sem registro de caso grave. Os sintomas mais frequentes foram dor e sensibilidade no local da aplicação, fadiga, dor de cabeça e dor muscular.

Com base nos resultados do estudo, duas formulações de 3 µg foram selecionadas para serem avaliadas na próxima etapa do ensaio clínico, a fase 2.

“Esta vacina pode ser produzida a baixo custo em qualquer instalação projetada para a produção da vacina inativada do vírus da influenza”, completaram os autores. As pesquisas de fase 1 foram inteiramente descritas por cientistas da Universidade Mahidol, de Bangkok, da Icahn Escola de Medicina Monte Sinai, de Nova York, e da Universidade do Texas, em Austin.

O imunizante está sendo testado também no Vietnã e no Brasil, além da Tailândia, mas os resultados ainda não foram divulgados.