Apoie o DCM

The Economist diz que Bolsonaro faz mal à economia e detona PEC dos Precatórios

The Economist detona Bolsonaro
The Economist — Foto: Reprodução

O jornal britânico “The Economist” detonou o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, a PEC dos Precatórios e o “Orçamento Secreto. Em artigo publicado nesta quinta (11), o texto afirma que o mandatário faz  mal “não só ao meio ambiente, aos direitos humanos e à democracia, mas também à economia brasileira”.

O texto recupera promessas feitas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de ajuste fiscal e narra o papel do ministro agora, ao lado do presidente, de conduzir o Brasil “ao retorno à incontinência fiscal”. É uma referência à aprovação da PEC dos Precatórios e à distribuição a parlamentares aliados de dinheiro de emendas de relator, do chamado “Orçamento Secreto”, que não têm transparência para fiscalização.

“Guedes está ajudando na ação do governo, feita por baixo dos panos, de burlar o teto constitucional de despesas públicas, estabelecido em 2016, que foi um passo crucial para disciplinar as finanças do país”, diz a “The Economist”. Com informações do Valor.

Leia também:

1; Com saída do PT, militarização cresceu; veja números

2; Bia Kicis perto do PL: Lembre o que deputada dizia do Centrão

3; Saiba como Paulo Guedes quer controlar a inflação

Brasil de Bolsonaro é detonado pelo jornal

O artigo destaca a volta no Brasil de problemas econômicos como a inflação crescente, os altos juros e o baixo crescimento, além de citar a debandada de quatro secretários de Guedes no mês passado.

O interesse em reformas foi substituído por movimentos atropelados de Bolsonaro por dinheiro para comprar apoio político e popularidade, afirma o artigo, que cita a PEC dos Precatórios como capaz de disponibilizar ao governo R$ 100 bilhões para o próximo ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.