Apoie o DCM

The New York Times, Washington Post e mais veículos internacionais repercutem a entrevista de Lula

Entrevista de Lula deu no New York Times. Foto: Reprodução

A Folha de S.Paulo informa que veículos internacionais repercutiram a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedida ao jornal e ao El País nesta sexta-feira (26) —a primeira desde que o petista foi preso em Curitiba em abril do ano passado. A agência de notícias americana Associated Press destacou o pedido de Lula por uma autocrítica dos brasileiros após terem elegido o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em outubro passado. O texto também descreve as críticas de Lula a Sergio Moro, explicando que o ex-juiz condenou o petista e agora é ministro da Justiça. A notícia foi replicada em veículos dos EUA, como a TV Fox News e os jornais The New York Times e Washington Post.

De acordo com a publicação, no jornal inglês The Guardian, as declarações de Lula sobre uma eleição dominada por ódio e fake news ganharam destaque. O periódico também lembrou o momento em que o petista questiona o que aconteceria se sua família, e não a de Bolsonaro, fosse próxima de milícias. Para o The Guardian, Lula insinuou que a imprensa o julgaria de forma mais intensa. O francês Le Figaro afirmou que a entrevista de Lula ocorreu após “uma longa batalha judicial” e destacou sua vestimenta, com camisa roxa e blazer cinza.

“Lula culpa bando de lunáticos por arruinar país”, escreve a agência de notícias russa Sputinik. O veículo também destacou as críticas do petista a Bolsonaro pelo que considera uma adoração aos Estados Unidos. “O ex-presidente Lula da Silva criticou o atual líder por destruir o status do país como uma potência mundial emergente e se esforçar demais para demonstrar adoração pelos Estados Unidos”, afirma a notícia, completa a Folha.