Tinta vermelha em tatuagem faz homem ficar careca e parar de suar; entenda

Um homem polonês teve uma reação alérgica severa à tinta vermelha de uma tatuagem, ficando careca, desenvolvendo vitiligo e perdendo a capacidade de suar. O caso, estudado pela Universidade Médica de Wroclaw e publicado na Clinics and Practice, mostrou que pigmentos coloridos podem provocar respostas imunológicas intensas.
Quatro meses após tatuar o antebraço, ele apresentou coceira, erupções, queda de cabelo, inchaço dos gânglios e anidrose. Médicos identificaram vestígios da tinta vermelha migrando pelo corpo, diagnosticando “linfadenopatia dermatopática”. A remoção cirúrgica de trechos inflamados melhorou parte dos sintomas, mas o dano às glândulas sudoríparas foi permanente.
O estudo alerta que tintas podem conter metais pesados e desencadear reações graves, especialmente em pessoas com doenças autoimunes, como a tireoidite de Hashimoto. Os pesquisadores recomendam avaliação dermatológica prévia e afirmam: “Talvez regulamentações sobre o licenciamento de tatuadores e a educação sobre a segurança da tatuagem contribuam para a redução do número de complicações associadas a ela.”
