Apoie o DCM

Toffoli diz que escolha de Kassio Nunes para o STF foi surpresa para ele e Gilmar 

De Carolina Brígido e Natália Portinari no Globo

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli
Foto: Rosinei Coutinho – 1º.jul.2020/STF

Em meio ao clima de mal-estar no Supremo Tribunal Federal (STF) causado em torno da nomeação de Kassio Marques para substituir Celso de Mello, que se aposenta no dia 13, o ministro Dias Toffoli contou que ele e Gilmar Mendes foram surpreendidos com a escolha do desembargador para a vaga na semana passada. Na última terça-feira, Toffoli esteve em um jantar na casa de Gilmar Mendes, com a presença de Marques e do presidente Jair Bolsonaro — que, na ocasião, apresentou seu escolhido aos dois ministros.

Toffoli negou que ele e Mendes tenham participado do processo de escolha do novo ministro do Supremo. Ele disse desconhecer qualquer mal estar causado em outros ministros. A interlocutores, o presidente da Corte, Luiz Fux, disse que estaria incomodado com o excesso de diálogo de Toffoli e Mendes com o Planalto.

— Não participei do processo de escolha (de Kassio Marques). Quando fui informado, ele já tinha sido escolhido. Foi uma surpresa para mim e para o Gilmar (Mendes) — disse Toffoli ao GLOBO neste domingo.

(…)