Torres de energia são derrubadas e governo cria gabinete para inspecionar segurança

Foto: Reprodução
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foram derrubadas 3 torres de energia elétrica nesta semana: os casos aconteceram no Paraná e em Rondônia e não houve prejuízo da prestação do serviço.
Em razão dos atos, o Governo Federal criou um gabinete de crise para monitorar a situação, capitaneado pela ANEEL, que resultou em um conjunto de ações para manter a segurança energética do país. O órgão informou estar trabalhando para aumentar a segurança das torres.
A situação mais grave registrada foi às 0h13 desta segunda-feira (9). Uma importante torre de transmissão, que auxilia na propagação de energia para o país, foi uma das derrubadas.
Nos outros dois casos, uma das torres teve seus cabos cortados e a outra foi derrubada. O gabinete, no entanto, apontou “indícios de sabotagem e vandalismo”.
“Há indícios de vandalismo. Não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres”, informou o boletim de acompanhamento do grupo.
A Aneel também determinou que as distribuidoras barrem a energia elétrica “de acampamentos clandestinos de manifestantes, e identifiquem, se possível, os proprietários/consumidores responsáveis, com fins de encaminhamento para as autoridades públicas”.