Apoie o DCM

Torturador da ditadura argentina recebe 9ª sentença de prisão por crimes contra a humanidade

 

Miguel Etchecolatz
Miguel Etchecolatz, torturador da ditadura argentina, recebe a nona sentença de prisão perpétua. Imagem: Reprodução.

Na última sexta-feira (13), o ex-chefe da polícia Miguel Etchecolatz, aos 91 anos, um dos piores torturadores da ditadura argentina (1976-1983), recebeu sua nona sentença de prisão perpétua por crimes contra a humanidade.

”Foram crimes contra a humanidade e assim devem ser qualificados”, disse o presidente do tribunal ao ler a sentença.

Junto com ele, o ex-policial Julio César Garachico também foi condenado. No caso de Julio, por sequestro, tortura e assassinato de sete pessoas no centro de detenção clandestino conhecido como “Pozo de Arana”, a 60 km ao sul da capital argentina.

Apesar de já cumprir sua pena no presídio Ezeiza, Miguel não assistiu ao seu veredicto por estar internado com um quadro febril. O outro condenado, Garachico, também não esteve presente, mas sua condenação gerou revolta entre os presentes no momento, já que lhe foi concedido o direito de cumprir sua pena em prisão domiciliar. Após os gritos falando ”prisão perpétua, comum e efetiva”, os que se revoltaram tiveram de ser retirados.

Será criado um memorial no local onde funcionava o centro de detenção clandestino de Arana, segundo ordens do tribunal, assim como escavações em busca de restos humanos em uma fazenda próxima de uma propriedade do Exército.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link