Toyota anuncia investimento de R$ 2 bilhões e 2 mil vagas de trabalho em SP

A Toyota anunciou que está prestes a fechar sua fábrica em Indaiatuba, no interior de São Paulo, enquanto planeja aumentar o o número de funcionários da fábrica de Sorocaba com 2 mil novas vagas. Essa decisão faz parte dos planos de curto e médio prazo da empresa, que incluem a produção de novos veículos com tecnologia híbrida flex.
“Partimos do conceito de transferência. A nossa ideia seria que 100% das pessoas que estivessem em Indaiatuba viessem para Sorocaba, e temos espaço para absorver esse pessoal —além de gerar mais 500 novos empregos agora e outros 1,5 mil em um segundo momento”, explicou Evandro Maggio, o primeiro brasileiro a comandar a montadora japonesa no país em entrevista à Folha. Ele ainda detalhou os planos de investimento de R$ 11 bilhões da Toyota durante a transição energética.
O fechamento da fábrica em Indaiatuba está alinhado com a estratégia da Toyota de otimizar suas operações e concentrar a produção em Sorocaba, onde a infraestrutura e a logística são mais favoráveis para os planos futuros da empresa.