Apoie o DCM

Toyota avalia importar motores para retomar produção no Brasil

Trabalhador realiza montagem de motor em fábrica – Foto: Reprodução

A Toyota avalia importar motores de outros países para retomar a produção de veículos no Brasil, após os danos sofridos pela fábrica de Porto Feliz (SP) durante o temporal de setembro. A unidade era responsável pela produção dos motores 2.0 e 1.5 que equipam modelos como Corolla e Corolla Cross. Sem a importação, a retomada só ocorreria em 2026.

De acordo com a empresa, o plano de contingência prevê o fornecimento de motores vindos de fábricas nos Estados Unidos, Polônia, Tailândia e Japão, já que Porto Feliz é a única unidade da América do Sul responsável por esse componente. “A empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP)”, afirmou a montadora em nota.

Enquanto os reparos seguem em Porto Feliz, cerca de 800 funcionários devem entrar em férias coletivas e, depois, em layoff, com garantia de empregos e salários. O lançamento do novo Yaris Cross, previsto para outubro, também foi adiado e só deve ocorrer em 2026.