Apoie o DCM

Tragédia no RS: deputado denuncia inação de Leite e desmonte das Defesas Civis

O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL-RS) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Foto: Reprodução

O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL-RS) foi às redes sociais denunciar a inação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), após a passagem do ciclone que deixou 37 mortos no estado. Ele também denunciou o desmonte das Defesas Civis:

Há duas semanas, fui o único deputado a participar do Fórum das Defesa Civis da Região Metropolitana de PoA. Defendi que o RS decretasse Emergência Climática Permanente, dentre outras ações.

Já o prefeito de Canoas, com base em análises do MetSul Meteorologia, disse que estávamos na iminência de uma nova enchente tão potente como a da década de 1940. Todas as Defesas Civis pediram socorro ao Estado. Um dos chefes disse estar tirando R$ do bolso pra comprar equipamentos.

Em 2023, Leite diminuiu os recursos para o aparelhamento das Defesas Civis e os investimentos em prevenção de enchentes. Ele não prepara o RS pra lidar com a emergência climática: aqui avança a monocultura, os agrotóxicos, a megamineração, o Pampa é o bioma + devastado do BR.

O IPCC aponta que duas das consequências da emergência climática no RS são: mais chuvas concentradas e mais estiagens. Em menos de 10 anos, os prejuízos pelos eventos extremos já superam os R$ 10 bilhões.

Diante da comoção, o governo ignora que a ciência é a base pra agir.

Trigueiro está coberto de razão: o espanto de Leite é inaceitável! O governador não deve recorrer a uma visão mágica (a natureza é imparável e não há nada a fazer).

É hora de ação emergencial, solidariedade, mas também de conscientizar a população sobre a crise climática!

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link