Apoie o DCM

Trama golpista: A avaliação de Flávio sobre possível indulto a Bolsonaro

Flávio e Jair Bolsonaro durante ato na Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Miguel SCHINCARIOL/AFP

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) não deve interferir caso um futuro presidente conceda indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro por uma eventual condenação por tentativa de golpe de Estado.

“Espero que já esteja maduro na cabeça de todo mundo que o Brasil tem de continuar avançando e acabar com as perseguições políticas”, disse ao blog da Malu Gaspar, do Globo. A possibilidade de indulto vem sendo discutida nos bastidores por aliados da direita como parte de negociações políticas para 2026.

“Como é uma competência privativa do presidente da República, e a única certeza que eu tenho é a de que o Lula não será o próximo presidente do Brasil, o próximo presidente fará o indulto e espero que o Supremo respeite a Constituição. Como não tem nenhuma formalidade ilegal, nenhum vício de formalidade, não tem por que derrubar.”

Segundo o senador, o entendimento sobre o indulto só mudou após o caso de Daniel Silveira. “O indulto sempre foi constitucional, só mudou quando o Bolsonaro deu indulto para o Daniel Silveira, aí mudou. Sempre foi competência privativa do presidente da República, nunca foi possível entrar no mérito.”