Transfobia: SBT diz que conversou com Ratinho e caso foi “solucionado”

O SBT informou que considera encerrado o episódio envolvendo o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, e a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). A emissora afirmou que o caso foi discutido internamente após a repercussão das declarações feitas durante o programa ao vivo, quando o apresentador fez uma declaração transfóbica e disse que a parlamentar “não é uma mulher”.
Em nota, o canal declarou que o assunto já foi tratado com os envolvidos. “Ratinho é um dos principais apresentadores e parceiros do SBT. O assunto foi tratado internamente com todos os envolvidos no episódio e já solucionado”, disse a emissora. O canal ainda disse que não vai mais se manifestar sobre o caso.
Ratinho mantém parceria empresarial com o SBT desde 2009 na produção do programa que apresenta. Nesse modelo, ele divide custos e lucros da atração com a emissora, o que faz com que a relação não seja a mesma de um contrato tradicional de trabalho. Por isso, eventuais medidas disciplinares seguem regras diferentes das aplicadas a funcionários comuns.
Após a declaração, Erika Hilton entrou com ação judicial por transfobia e pede indenização de R$ 10 milhões. Segundo a deputada, o valor será destinado a mulheres vítimas de violência caso a Justiça reconheça o pedido. O processo ainda está em fase inicial.
