Apoie o DCM

Trens em SP terão velocidade de até 160 km/h; confira as rotas e o tempo de viagem

O Trem Intercidades fará uma parada na Estação Central de Campinas. Foto: Divulgação

O estado de São Paulo está em processo de ampliação da malha ferroviária, com 40 projetos de novas linhas de transporte sobre trilhos. O plano inclui trens intercidades (TIC), veículos leves sobre trilhos (VLT), trens urbanos e metrô, com destaque para a construção de mais de mil quilômetros de ferrovias. As iniciativas, segundo o governo paulista, estão orçadas em R$ 194 bilhões, com financiamento por meio de parcerias público-privadas (PPPs).

Entre os projetos em andamento, o TIC Eixo Leste, que ligará São Paulo a São José dos Campos, será o mais veloz. Com velocidade média de 118 km/h e máxima de até 160 km/h, o trajeto de até 130 quilômetros será percorrido em aproximadamente 75 minutos. Já o TIC Eixo Oeste, entre São Paulo e Sorocaba, terá velocidade média de 104,5 km/h e poderá atingir 140 km/h, percorrendo os 100 km de trajeto em 60 minutos.

O TIC Eixo Norte, que conectará a capital a Campinas, terá velocidade média variável: 95 km/h entre Barra Funda e Jundiaí, e 56 km/h entre Jundiaí e Campinas, com picos de 140 km/h. O percurso total, de 101 km, será feito em 64 minutos.

Por fim, o TIC Eixo Sul, que ligará São Paulo à Baixada Santista, será o mais lento dos quatro, com velocidade média de 68,33 km/h, embora também possa chegar a 140 km/h em determinados trechos. A extensão variará entre 80 km e 130 km, com tempo estimado de 90 minutos para todo o trajeto.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line