Três ciclones extratropicais podem atingir o Brasil em novembro; entenda

Meteorologistas preveem a formação de ao menos três ciclones extratropicais até o fim de novembro, o que deve provocar novas frentes frias e derrubar as temperaturas no Sul e Sudeste do país. Segundo o climatologista Francisco Aquino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os fenômenos devem ocorrer nos dias 16 e 19, atingindo estados como São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
José Antonio Marengo Orsini, coordenador do Cemaden, explicou que esta época do ano é favorável à formação de ciclones e tornados devido ao encontro de frentes frias e linhas de instabilidade. Já Marcelo Seluchi, também do Cemaden, destacou que “toda frente fria está associada a um ciclone”, geralmente sobre o oceano, sendo raro o surgimento de fenômenos intensos sobre o continente.
De acordo com os meteorologistas, as temperaturas amenas devem persistir até o dia 20 e só depois disso haverá períodos mais quentes. Aquino afirmou que, embora o clima pareça atípico, o número de ciclones neste mês está acima da média, o que explica o arrefecimento observado nas regiões Sul e Sudeste.
